sábado, 26 de julho de 2008

Cianorte tem uma das emissoras de rádio mais antigas do Paraná

O Paraná tem uma tradição de pioneiro no rádio brasileiro. É de Curitiba a Rádio Clube Paranaense, fundada em 1924, a terceira emissora a ser criada no Brasil. Foi aqui também o local da primeira transmissão de futebol do país, e onde foi realizada uma das primeiras radionovelas, com a adaptação da peça A ceia dos cardeais, de Júlio Dantas.
Para celebrar todo este pioneirismo, a CAIXA Cultural abriga a partir da próxima terça-feira a exposição Um Paraná ligado no rádio. Ela aborda a história do rádio, desde a invenção deste que foi um dos primeiros veículos de comunicação de massa do mundo, até a década de 1960, quando a televisão passou a ocupar o papel central nos lares brasileiros.
São 30 peças ao todo, além de fotos da época de ouro do rádio, que compreendeu as décadas de 1940, 50 e 60. Uma das atrações, segundo o curador, será a mesa de som da extinta Rádio Marumbi, a segunda emissora de Curitiba, fundada em 1946. Cianorte ocupa lugar de destaque nesta história. Foi uma das primeiras cidades do Interior a contar com uma emissora de rádio. Já em 1956, o pioneiro Waldomiro Planas (que até então divulgava as notícias da cidade por meio de alto-falante) enviou um requerimento à Câmara de Vereadores pedindo autorização para colocar no ar a Rádio Difusora Cianorte. O pedido foi inferido, tendo em vista se tratar de competência da União e não do Município.
Mais eis que em 25 de julho de 1959 entra no ar a Rádio Porta Voz, iniciativa do primeiro prefeito da cidade, Wilson Ferreira Varella.
Com informações da Gazeta do Povo e do livro Cianorte Sua História Contada pelos Pioneiros

Um comentário:

Unknown disse...

Em 10 de outubro de 1943, os empreendedores Abílio Holzmann e Manoel Machuca, presentearam União da Vitória e Porto União, com a fundação da Rádio União a ZYD3. O jornal “O Comércio de 19 de outubro de 2001, no seu Espaço Cultural, a Professora Terezinha Wolff, relata muito bem os primórdios da Rádio União: