sábado, 2 de agosto de 2008

Polícia recupera um milhão e meio de reais, em maquinários roubados por quadrilha

A Polícia Civil de Maringá concluiu a investigação que culminou com o desbaratamento de uma perigosa quadrilha que, entre janeiro e junho passado, apavorou produtores rurais de 15 municípios das regiões norte e noroeste do Estado.
A maior parte dos maquinários e veículos roubados, avaliados em R$ 1,5 milhão, foi recuperada.
Batizada de Operação Fazenda Segura, a ação policial teve início em janeiro passado, após um grupo de homens fortemente armados invadir uma fazenda localizada na saída para Iguaraçu para roubar tratores e implementos agrícolas.
Organizada, a quadrilha mantinha equipes volantes para levantar fazendas e sítios localizados em áreas de fácil acesso e que dispunham de maquinários novos e de grande valor de mercado.
Após levantar a propriedade, os líderes escolhiam os comparsas de acordo com o conhecimento que cada um tinha das estradas e carreadores onde o assalto seria realizado. A organização possibilitou que a quadrilha praticasse dois assaltos simultâneos, em Marialva.
Além de contar com a ajuda de um investigador da Polícia Civil de Campo Mourão, preso durante a operação, a quadrilha contratava “mão de obra” em Marialva, Cascavel, Cianorte, Engenheiro Beltrão, Moreira Sales, Umuarama, Campo Mourão, Tuneiras do Oeste e Tapira.
As investigações levaram à identificação de todos os integrantes da quadrilha. Dois integrantes foram presos no dia 19 de julho, em Engenheiro Beltrão. No local, a Polícia recuperou caminhão, um trator e um pulverizador que haviam sido tomados de assalto em Tuneiras do Oeste.
Preso em flagrante junto com o policial civil Joraci Ramos, o acusado José Roberto Souza da Silva confessou envolvimento no assalto e revelou que os maquinários seriam vendidos para Elso Inácio Pereira, de Tapira, que foi preso posteriormente.
Com a ajuda da Polícia Militar (PM) de Cianorte, os investigadores invadiram uma chácara localizada próximo ao trevo do bairro Cianortinho, e capturaram Sidnei Aparecido Briga.
Na seqüência da operação, foram presos: Rogério Fialho da Nóbrega; Carlos Alberto Beilner; José Ailto de Souza; Luiz Antônio Mussulini; Ricardo Amaro; Pedro Barbosa da Silva; Manoel Ferreira Lisboa; Valteres Alves de Araújo e Eizuperio Nunes de Oliveira.
Um dos líderes da quadrilha, Marcos Antônio Andrade Carvalho, foi morto, em maio passado. Quatro bandidos continuam foragidos.
Até esta sexta-feira, a Polícia havia recuperado dez tratores; três caminhões; três caminhonetes; duas motocicletas; dois carros de passeio; uma espingarda, uma pistola e dois revólveres, além de munições.
Com informações de O Diário

Nenhum comentário: