quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Entulho nas alturas interrompe transmissão de energia em bairros de Maringá

À primeira vista parece inacreditável que estes objetos estavam há mais de oito metros de altura.
O mais difícil é saber que 12 funcionários da Copel ainda levarão três dias para terminar a limpeza nas redes de alta e baixa tensão no Conjunto Requião, de onde foi recolhida esta 'amostra' na tarde de segunda-feira, seis meses depois da última visita das equipes de limpeza.
São bóias, tábuas de madeira, sutiã, capacete, tênis, pipas e outros objetos inusitados como estes que, jogados nos fios ou transformadores de alta e baixa tensão provocam curtos-circuitos e deixam às escuras várias residências ou, até mesmo, bairros inteiros.
"O capacete que encontramos deve ter sido jogado umas seis vezes para o alto", avalia Sérgio Baradel Mendes, supervisor de manutenção e ligação da Copel, para quem o capacete só chegou no alto do transformador na sexta tentativa.
Cada transformador de baixa tensão, explica ele, é responsável por 42 circuitos que atendem, em média, 60 consumidores. Na alta tensão qualquer dano pode provocar a queima de chave de até trinta transformadores. Resultado: entre 500 e três mil pessoas sem luz.
Além do Requião, as redes de energia dos bairros Cidade Alta, Ney Braga, Guaiapó, Jardim Paulista e de Sarandi são alvos freqüentes da ação de vândalos, de acordo com Baradel.
Fonte: O Diário

Nenhum comentário: