quarta-feira, 8 de outubro de 2008

44% dos prefeitos se reelegeram

Em 175 municípios paranaenses, o comando da cidade não vai trocar de mãos no ano que vem, pois os prefeitos se reelegeram. O índice de reeleição chega a 44,3% dos 395 municípios do Paraná onde a eleição já foi definida. Em duas cidades – Londrina e Ponta Grossa –, ainda haverá segundo turno. E em outras duas – Ramilândia e Três Barras do Paraná – todos os candidatos foram impugnados.
O levantamento foi realizado pela Gazeta do Povo a partir da comparação do número de prefeitos eleitos em 2004 com a relação dos vencedores do pleito deste ano. O cruzamento de dados revela que os políticos que estão no poder, com a reeleição, instituída no país em 1998, tendem a se manter.
Para Milleo, que este ano não concorreu à eleição por já estar no segundo mandato consecutivo, boa parte dos prefeitos consegue se reeleger porque têm a máquina eleitoral à disposição e, assim, acaba deixando o adversário em desvantagem. “Se os prefeitos não pudessem usar a máquina, somente 20% se reelegeriam”, calcula. O prefeito diz ser contra a reeleição justamente pela facilidade de se usar a máquina administrativa.
O sociólogo e cientista político Ricardo Costa de Oliveira, da UFPR, diz que neste pleito os prefeitos tinham condições favoráveis para permanecer no cargo por dois motivos: o panorama econômico positivo e as políticas sociais do governo federal.
Segundo Oliveira, os prefeitos administraram os municípios com mais emprego, mais renda e orçamento em razão dos quatro anos de crescimento econômico registrado no país. Ele também salienta que os administradores que conseguiram aproveitar bem as políticas sociais do governo federal, tais como o Bolsa Família, foram favorecidos. “Muitos prefeitos se beneficiaram desta política”, diz.
Com informações da Gazeta do Povo

Nenhum comentário: