quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Capacitação fortalece setor do vestuário em Cianorte

Design, inovação e fidelidade com o cliente. Esta é a receita usada pela empresária Lúcia Figueredo para competir no mercado nacional e inserir produtos em novos países. Lúcia faz parte de uma das 450 indústrias do setor do vestuário que geram 30 mil empregos diretos e indiretos em uma única região do Paraná: Cianorte. Com produção de mais de 5 milhões de peças por mês, o município também chamado de “Capital do Vestuário”, localizado no Noroeste do Estado, quer agora garantir maior competitividade e consolidação como grande centro produtor de confecções do país.
Capacitação e estratégias de marketing não faltam. “Hoje, o Paraná tem grande destaque na moda, em especial pela qualidade e o design das roupas, ganhando de estados como São Paulo e Santa Catarina”, afirma.
Constituído como um Arranjo Produtivo Local (APL) - aglomerações de micro, pequenas e médias empresas que atuam em uma atividade produtiva comum, Cianorte conta com o apoio do governo estadual e diversos parceiros públicos e privados.
Para o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o empresário local eve estar atento ao comércio internacional. “A competição com artigos estrangeiros é quebrada quando o produto é colocado com valor agregado ao consumidor. A qualidade deve ser sempre um diferencial”, disse Moreira Filho.
Um dos principais eventos do APL é a Expovest, considerado o maior evento de pronta-entrega do país. Para o empresário Alberto Naban, um dos benefícios que a empresa teve ao se agregar ao APL foi o ingresso na feira, além de cursos de capacitação oferecidos para os empresários do setor.
Segundo o coordenador do APL de Cianorte, Marcelo Rodrigues, a Expovest está em sua 22ª edição, com porte nacional e com o objetivo de mostrar para o Brasil o fortalecimento do pólo.
Para o gerente da unidade de gestão estratégica do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha, um dos APL´s com maior potencial de crescimento e destaque no cenário internacional é o de confecções de Cianorte. “Hoje, o Sebrae desenvolve junto aos empresários diversas ações de tecnologia e mercado, como a cooperação das empresas, o desenvolvimento de produtos, a análise de mercado e as missões empresariais”.
Fonte:AE noticias

Nenhum comentário: