A greve nacional dos bancários iniciada nesta manhã atinge 18 Estados mais a capital federal, Brasília. Ontem, a maioria dos sindicatos regionais acataram orientação do Comando Nacional de parar as atividades. Com a paralisação, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), recomenda que os consumidores que tiverem dificuldades em pagar contas procurem casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados para fazer os pagamentos.
A Fenaban informou ainda que os consumidores podem pagar contas que estiverem dentro do prazo de vencimento utilizando as centrais telefônicas dos bancos, ou serviços de internet banking, telefone e mobile banking - operações por meio de celulares.
Conforme nota da Federação, todos esses canais funcionarão normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via Documento de Ordem de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED), o recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos e o abastecimento de numerário desses equipamentos.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a greve foi motivada pelo fato de os bancos não apresentarem nova proposta depois da paralisação de 24 horas do último dia 30, quando os bancários rejeitaram a oferta de 7,5% de reajuste salarial apresentada pela Fenaban.
A entidade afirmou que os bancários reivindicam "aumento real de 5% - a proposta da Fenaban é de apenas 0,35% acima da inflação -, valorização dos pisos salariais, participação nos lucros e resultados (PLR) maior e simplificado, fim das metas abusivas e do assédio moral".
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário