quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado na região

Os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Mandaguari, Cianorte e Sarandi realizarão atividades nesta quinta e sexta-feira para marcar o Dia Mundial de Saúde Mental e tirar dúvidas da população sobre as diversas doenças mentais.
O objetivo é reduzir o preconceito existente com relação às pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno e enfrentam dificuldades para conviver na sociedade.
Em Sarandi, a Secretaria da Saúde e o Caps promovem nesta quinta-feira às 20 horas, na Câmara Municipal, uma palestra sobre Saúde Mental, com a médica psiquiátrica Maria Cláudia Bagatin Szpak.
Em Cianorte (a 85 quilômetros de Maringá), as atividades acontecerão na Avenida Souza Naves, em frente à agência do Banco do Brasil, onde das nove até as 16 horas a psicóloga Jaqueline Comar, do Instituto Morena Rosa, fará atendimento ao público. Nutricionistas e advogados também prestarão atendimento durante o evento.
Mandaguari (a 39 quilômetros de Maringá) quer aproveitar o Dia Mundial da Saúde Mental para derrubar o preconceito que muitas pessoas ainda mantêm com relação às pessoas que, por sofrerem de algum tipo de transtorno, “são diferentes”.
Segundo adiantou a psicóloga Sabrina Benediti Cabrera, coordenadora do Caps, órgão do Sistema Único de Saúde (SUS), os próprios pacientes do Centro vão mostrar que não há razão alguma para que sejam tratados com diferença.
“Eles vão fazer, na Praça da Independência, uma exposição dos trabalhos artesanais e conversar com as pessoas”, disse. Durante todo o dia, a equipe do CAPS vai tirar dúvidas sobre as doenças mentais e o tratamento.
Fonte: O Diário

Nenhum comentário: