quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Formatura de alunos da UFPR está em risco

Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) correm o risco de não poder se formar ao fim do ano. Eles não foram inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008, que é componente curricular obrigatório e pré-requisito para o recebimento do diploma de nível superior. Segundo o coordenador do curso Marcos Antônio Marino, o extravio da senha necessária para acessar o programa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi a causa da falta da inscrição. “Estávamos com a lista pronta, mas houve o problema com a senha e não havia um telefone ou outra forma de contato com o Inep para que a recuperássemos”, diz.
Apesar do coordenador ter viajado até Brasília para entregar pessoalmente ao Inep a lista dos alunos, ele não obteve resposta. “Eles receberam a lista, mas não se manifestaram. Até hoje estamos aguardando uma posição oficial”, conta Marino. De acordo com o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Mauro Lacerda Santos Filho, o caso está sendo discutido entre as assessorias jurídicas da universidade e do Inep. “Queremos evitar danos à comunidade e ações judiciais entre as autarquias federais. O que aconteceu foi um erro burocrático e deve ser resolvido em breve”, afirma.
O Enade foi criado em 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu objetivo é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O próximo exame será aplicado no dia 9 de novembro. Foram inscritos 824 mil estudantes e 722 mil estão habilitados para fazer a prova.
Com informações da Gazeta do Povo

Nenhum comentário: