O Juiz José Roberto Pinto Junior, da 8ª Vara Cível de Curitiba, determinou, liminarmente, a interdição de uma caldeira da empresa Companhia Paranaense de Lavanderias – Lavanderia Vitória, que funciona no centro da capital. A decisão, que foi publicada nesta semana (8), atende ação civil pública apresentada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Trabalhador.
O Ministério Público do Paraná sustenta que, além de colocar em risco os trabalhadores da lavanderia, a caldeira está instalada em um prédio residencial – um eventual acidente poderia causar uma tragédia. O juiz ressaltou ainda que, se houver resistência ao cumprimento da ordem judicial, será fixada multa.
Conforme descreve o MP-PR na ação, reiteradas auditorias realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho apontam para sérias irregularidades na empresa, principalmente quanto à manutenção de uma caldeira – além de instalada de forma inadequada, a máquina fica próxima a um tanque com 3 mil litros de óleo diesel. Também foi constatado pelo Ministério Público que a Lavanderia Vitória teria descumprido ordens de interdição anteriores e não dispõe de programas legalmente previstos para controle de saúde e danos ambientais.
Fonte: Bem Paraná
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário