sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Maringá tem consumo de água abaixo da média das cidades do Paraná

As estatísticas de consumo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mostram que Maringá tem o consumo de água por habitante abaixo da média dos 345 municípios onde a empresa atua.
Enquanto em Maringá uma residência com quatro pessoas gasta 11.420 litros de água por mês, a média nas demais cidades atendidas pela Sanepar é de 12.090 litros.
“O volume de água diminui em virtude da conscientização dos moradores, que usam a água de forma mais racional e colocam Maringá abaixo da média de consumo do Paraná”, afirma o gerente Regional da Sanepar, em Maringá, Antônio Carlos Aredes Rosa. No entanto, ainda há desperdício.
“No fim de semana, eu vejo muita gente lavando carros e calçadas com mangueiras”, conta a fundadora da organização não-governamental (ONG) Fundação Verde, Ana Domingues.
Para dar um basta nesse tipo de atitude, Ana afirma que a ONG quer implantar uma lei em Maringá para punir, com multa, quem desperdiça água potável com lavagem de calçadas e veículos.
Quando uma mangueira permanece ligada por 15 minutos, são consumidos 279 litros de água. Se uma dona de casa lavar a calçada com mangueira uma vez por semana por 15 minutos, durante um ano, terão sido gastos 14 mil litros de água.
A lavagem das calçadas com mangueiras ou aparelhos de alta pressão, junto com banhos demorados e válvulas de descarga desreguladas, está na lista dos três grandes vilões do desperdício de água. A recomendação é que as pessoas lavem as calçadas com a água descartada pela máquina de lavar roupas. No combate ao desperdício de água, a Sanepar investe em campanhas educativas e de conscientização para crianças.
No ano passado, mais de dez mil estudantes visitaram a estação da Sanepar, em Maringá. Lá, receberam orientações sobre a importância do uso racional da água e foram aconselhados a transmitir as orientações aos pais.
Fonte: O Diário

Nenhum comentário: