terça-feira, 7 de outubro de 2008

PR tem dois finalistas no prêmio Vivaleitura

Dois dos 15 projetos finalistas ao prêmio Vivaleitura 2008 são do Paraná. Em todo o país, foram cerca de 1,8 mil inscrições à premiação de incentivo à leitura, que está em sua terceira edição. Foram classificados como finalistas projetos de três categorias: bibliotecas, escolas e pessoas físicas/instituições. Os vencedores serão conhecidos no dia 12 de novembro e receberão o prêmio de R$ 30 mil.
Desenvolvido desde 2006 no Colégio Nossa Senhora de Medianeira, em Curitiba, o projeto Literatura na Escola, da professora Luciane Hagemeyer, é um dos finalistas da categoria “escolas”. A abordagem do ensino de literatura experimentada pela professora Luciane em turmas de 3ª série do ensino fundamental, onde leciona, foca a perspectiva de cognição. “A intenção é investir na formação de leitores, tarefa cada vez mais complicada. O interessante é que os alunos participam, discutem e lêem, e isso mostra que a proposta funciona”, diz.
Na opinião da coordenadora pedagógica do prêmio, Lourdes Atié, o projeto desenvolvido por Luciane é um dos candidatos mais fortes. “No caso do incentivo da leitura nas escolas, um dos problemas que percebemos é a falta de intencionalidade dos projetos. No de Curitiba há essa intencionalidade. Ele não fica apenas no nível do prazer de ler, mostrando a necessidade do aprendizado da leitura”, diz. Na seleção dos 15 finalistas, Lourdes explica que a organização do prêmio tentou contemplar as mais diferentes regiões do país.
O outro projeto paranaense que figura entre os finalistas da mesma categoria é o Palavras Andantes. A ação abrange 80 escolas da rede municipal de Londrina, Norte do estado. Dentro da proposta, procurou-se melhorar as bibliotecas escolares, mas também investir na formação de professores e no projeto arquitetônico das bibliotecas. “O projeto é uma referência para o país todo”, diz Lourdes.
Fonte: Tudo Paraná

Nenhum comentário: