sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Segunda morte motiva segurança em Xambrê no dia da eleição

O corpo do comerciante Antônio Carlos dos Santos, 34 anos, foi sepultado na manhã de ontem no cemitério municipal de Xambrê. Ele foi a segunda vítima fatal da campanha política no município, de cerca de 5 mil habitantes. A eleição do próximo domingo, 5, ocorrerá sob forte esquema policial, para garantir a segurança.
Centenas de pessoas acompanharam o cortejo, que saiu por volta das 10h do distrito de Casa Branca – a 10 quilômetros de Xambrê. Havia notícia de que um protesto seria realizado por familiares e amigos, exigindo justiça. Porém a comoção tomou conta da população e o sepultamento foi calmo.
Santos foi eleito vereador pelo PSB na gestão 2001 a 2004. Ele obteve 202 votos. No pleito deste ano, não quis sair candidato. “Ele deixou a oportunidade para outros amigos, que querem representar o distrito (Casa Branca)”, disse uma dona de casa amiga da família. Para a polícia, não há dúvida que a motivação para o crime foi política. O comerciante era um dos coordenadores da campanha de um candidato a prefeito e foi morto após participar de um comício. As investigações apontam suspeitas, mas nenhum nome foi divulgado. Esta foi a segunda morte em 30 dias em razão da campanha eleitoral.
Muito querido no distrito, Santos era o proprietário de um supermercado e também mantinha uma facção que gera certa de 40 empregos. A morte violenta chocou a comunidade, principalmente porque ele não tinha inimigos declarados.
O crime encerrou a campanha eleitoral no município. Temendo novos atentados, a Justiça Eleitoral proibiu desde ontem a realização de comícios, reuniões e atos políticos públicos, além de propaganda com cabos eleitorais.
Reforço policial também foi solicitado tanto à PM quanto à Polícia Federal, para o próximo domingo – dia da eleição. Xambrê conta com dois candidatos ao Executivo – o ex-prefeito e médico Décio Jardim, da coligação “Trabalho e honestidade”, e o professor Lucas Campanholi, da coligação “União, paz e liberdade”.
Fonte: Umuarama Ilustrado

Nenhum comentário: