quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Calouro de 13 anos terá bolsa do CNPq

Aprovado em primeiro lugar no curso de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Guilherme Cardoso de Souza, de apenas 13 anos, deve ganhar uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Educação (MEC). Ele foi convidado para trabalhar em um projeto desenvolvido na universidade e deve receber um auxílio mensal. Outro prêmio que está quase nas suas mãos é o troféu RankBrasil – O Livro dos Recordes Brasileiros. Ele pode receber a condecoração ainda hoje, por ser o universitário mais novo do país.
No dia do resultado, na última sexta-feira, Guilherme estava em Caiobá, no Litoral do Paraná. De volta a Curitiba, ele disse que ficou emocionado com o resultado e não sabe ainda como vai ser a nova fase de sua vida. “Acho que vai ser diferente, porque na faculdade é tudo diferente”, comentou o garoto, que está escrevendo um livro para o ensino de Química no ensino médio. Ele fará 14 anos em 28 de março.
A mãe de Guilherme, Edna Lopes Cardoso, diz que está feliz e preocupada ao mesmo tempo. “Faculdade é totalmente diferente. No colégio Bom Jesus (onde concluiu o ensino médio) ele era um xodó, todo mundo o conhecia e eu não me preocupava. Mas na universidade há pessoas com outras idades, outros vícios. Alguns podem gostar dele por ser o mais novo, mas outros podem odiá-lo. Na faculdade, é cada um por si”, disse Edna, que trabalha como diarista e não frequentou a escola.
(Tudo Paraná)

Nenhum comentário: