sábado, 17 de janeiro de 2009

Menores ao volante preocupam a PM de Peabiru

Em menos de uma semana, a Polícia Militar de Peabiru apreendeu quatro adolescentes conduzindo motos e um Fusca pela cidade. Todos os veículos foram recolhidos e encaminhados para o pátio da delegacia, para onde também foram levados os adolescentes. O aumento desse tipo de infração preocupa os policiais, que prometem intensificar as operações de combate.
O comandante do destacamento da Polícia Militar de Peabiru, sargento Adilson Laurintino explica que esse tipo de infração na cidade se tornou comum, mas admite que nesse início de ano está mais preocupante. “Temos feito várias blitze pela cidade e infelizmente se tornou comum encontrar menor pilotando motos, como aconteceu na semana passada quando abordamos três com motos e um outro com um Fusca. Uma moto, inclusive, já havia sido baixada pelo Detran de São Paulo e nem poderia mais estar rodando. Estava sendo conduzida por um menor de 15 anos”, comenta o sargento.
A Polícia Militar de Peabiru, que já prioriza as blitze pela cidade, promete intensificar ainda mais esse tipo de operação para coibir os abusos dos adolescentes. Entre as motos apreendidas estavam uma Honda Fan, CG 125, placa de Araruna, uma Sundown, de Ivaiporã e outra Honda, cuja placa nem identificava mais a cidade de origem por já ter sido descartada pelo Detran. Um Fusca, de Peabiru, também foi aprendido.
O sargento orienta os pais ou responsáveis para que fiscalizem mais o comportamento dos filhos e que não permitam que saiam dirigindo antes dos 18 anos. “Alguns permitem que os filhos saiam dirigindo, acreditando que não vai dar em nada. Outros saem de casa e os filhos pegam o veículo escondido. Quanto a isso, a orientação é para que o responsável leve a chave do veículo ao sair de casa. Isso porque em caso de apreensão, quem vai responder é o pai ou o responsável pelo veículo que receberá pesada multa e ainda perderá sete pontos na carteira. Além disso, perde o direito de dirigir por 30 dias, terá que passar por uma reciclagem no Detran e ainda vai responder no fórum”, alerta o sargento Laurintino.
Outro risco apontado pelo sargento quando um adolescente sai dirigindo é de acidente, principalmente envolvendo pessoas inocentes. “Além de colocar em risco a própria vida, pode atropelar uma criança na rua”.
A Polícia Civil já ouviu os envolvidos e agora investiga como essas motos foram parar nas mãos dos adolescentes, principalmente a Honda que já nem tinha mais autorização do Detran para continuar rodando. Vale lembrar que a multa para quem solta o veículo em poder do menor gira em torno de R$ 1.200,00 a R$ 1.300,00. A liberação do veículo, ao ser apreendido com menor, só é feita através do Ministério Público.
(Tribuna do Interior)

Um comentário:

Unknown disse...

Em vez de ficar pegano pessoas que não tem abilitação,tem mais coisas importantes para serem apreendidos exemplos os bandido e os corruptos.