terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Movimento pela Paz realiza protesto contra violência em Sertanópolis

O Movimento pela Paz de Sertanópolis, norte do estado, realiza na tarde desta terça-feira (20), em frente à prefeitura municipal, uma manifestação contra a violência. O grupo formado por igrejas, entidades sociais, clubes de serviço e empresários está preocupado e assustado com o aumento dos índices de crimes praticados na cidade e quer o reforço do efetivo policial. O protesto está marcado para ser realizado às 17 horas.
Segundo Suedis Pelizaro Giuliangele, integrante do movimento, em 2008 foram registrados cerca de 20 homicídios no município, enquanto em cidades vizinhas e do mesmo porte este número não passou de dois. “Vários fatores estão levando ao aumento dos crimes cometidos em Sertanópolis, no entanto, a falta de policiamento é o principal. São poucos policiais para atender a comunidade, com isso os criminosos se sentem a vontade para agir”, comenta.
Suedis afirma que vários ofícios já foram encaminhados ao governo do estado e muitos pedidos para aumentar o efetivo foram realizados. Contudo, de acordo com a integrante do movimento, “os governantes têm simplesmente nos virado as costas”. Com isso, nos moradores de Sertanópolis impera o sentimento de insegurança. “Nós temos que ficar trancados dentro de casa. Agora nem podemos mais deixar as portas abertas, que corremos risco. É assustador o que estamos vivendo”, diz.
No entanto, um crime em particular despertou a revolta dos moradores: o assassinato de Caio Giuliangele, filho de Suedis. O jovem foi morto, há exato um mês, com várias facadas em uma das principais ruas da cidade. “Ele foi morto de força traiçoeira e por motivo fútil depois de que os criminosos pediram dinheiro e ele ter negado. Quando estava voltando para casa, ele foi abordado e morto”, conta. Para Suedis, se houvesse um policiamento mais ostensivo, crimes como o do seu filho poderiam ser impedidos.
(Jornal de Londrina)

Nenhum comentário: