sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Toda a região de Cianorte está na área de risco da febre amarela

Essa semana o Ministério da Saúde a área de risco potencial de risco potencial de febre amarela no Paraná, passando para 215 municípios em que os habitantes necessitam de vacinação. Todos os 11 municípios abrangidos pela 13ª Regional de Saúde, com sede em Cianorte, estão na nova área de risco. Segundo a enfermeira Meire Lima, do Setor de Epidemiológica da 13ª Regional, é fundamental que toda a população da região procure o Posto de Saúde mais próximo de casa e se vacine contra a doença transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue.
Quem for para a área de risco também deve se vacinar. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde a vacina está disponível em todos os postos de saúde do estado e deve ser tomada dez dias antes da viagem.
A enfermeira explicou que a vacina tem algumas contraindicações, como menores de nove meses de idade, gestantes e pessoas com deficiência imunológica. Maiores de 60 anos de idade têm que ser avaliados antes da vacinação.
Meire Lima explicou que os sintomas da febre amarela são febres, dores no corpo, especialmente na batata da perna, dores articulares e abdominais, amarelão e o quadro pode evoluir para insuficiência renal. Quem não se vacinou e apresentar esses sintomas deve se encaminhar a um médico imediatamente.

Nenhum comentário: