sábado, 28 de fevereiro de 2009

Pane na rede de computadores da prefeitura atrasa entrega de carnês do IPTU em Campo Mourão

Os proprietários de imóveis em Campo Mourão, 91 quilômetros de Maringá, Região Centro-Oeste, passaram a receber a partir desta sexta-feira (27) o carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2009. A distribuição atrasou em razão de uma pane na rede de computadores da prefeitura, que afetou também a Secretaria de Fazenda. Com isso, a data de vencimento da parcela única, para pagamento à vista com 12% de desconto, foi alterada de 6 para 23 de março.
A distribuição dos carnês está sendo feita por meio dos Correios. Quem optou pelo parcelamento em 10 vezes do imposto, também não vai ter problemas com as datas de vencimento. A primeira parcela poderia ser paga até 9 de março, mas a nova data é 23 de março. As demais formas de parcelamento permanecem inalteradas, com vencimentos em 16 e 23 de março. Já quem quiser quitar em cota única em abril também poderá usufruir de desconto de 8%.
Os carnês dos terrenos baldios devem ser retirados no Paço Municipal, no setor de tributação. Os boletos podem ser pagos nos caixas da prefeitura, na rede bancária e ainda nas casas lotéricas, para pagamentos em dia. Os pagamentos com atraso devem ser feitos somente na prefeitura, para correção dos valores.
Neste ano, a expectativa é que a arrecadação seja em torno de R$ 11,5 milhões, incluindo o imposto e as taxas que são cobradas juntas, como coleta de lixo, varrição de ruas e outras. No município são aproximadamente 29 mil boletos, que tiveram reajuste de 6% em 2009.
Isenção do imposto
Estão isentos do pagamento do IPTU os imóveis residenciais com edificações de até 50 metros quadrados de área construída, desde que o proprietário não possua outro imóvel no município e que resida no local. Também estão isentos os aposentados ou pensionistas com renda inferior a 1/3 do salário mínimo, desde que morem no local e não tenham outra propriedade.
Os imóveis de entidades religiosas, independentemente de serem destinados ao culto religioso, também estão isentos do IPTU.
(Jornal de Maringá)

Nenhum comentário: