sexta-feira, 27 de março de 2009

Comandantes da PM da Paranavaí são afastados para investigações

O comandante e o subcomandante do 8.º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, tenente coronel Antônio Olímpio Ramirez de Lima e o capitão Helio de Oliveira, foram afastados dos respectivos cargos na manhã desta sexta-feira (27). Três policiais da cidade se dirigiram ao comando da PM em Curitiba onde protocolaram denúncia contra os oficiais, que tiveram de deixar os cargos para instalação de um inquérito interno. Contudo, a PM não informa o motivo da investigação. O comandante da comunicação social da PM, major Everon Puchetti, se limitou a dizer que “o teor da denúncia é o envolvimento dos acusados com policiais femininas do quartel”. Segundo ele, a corporação não vai divulgar mais detalhes antes de concluir a apuração do caso.
O Batalhão da PM em Paranavaí foi assumido interinamente pela major Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, subcomandante do 4.º Batalhão da PM em Maringá. Puchetti disse que o comando da PM decidiu pelo afastamento dos dois oficiais para dar isenção ao inquérito. “O afastamento dá mais liberdade para o investigador, pois o acusado é o comandante”, disse o major. Segundo ele, o período em que os dois estiverem longe das atividades da corporação vai servir também para que possam organizar a defesa.
A PM não sabe dizer quanto tempo vai durar a investigação, mas espera que em 30 dias possa dar um parecer sobre o caso. “Uma denúncia caluniosa também é crime”, disse Puchetti sobre como o inquérito pode se desenrolar, mas “o afastamento dos comandantes serviu para homenagear a coragem das policiais que denunciaram”, concluiu o major.
A reportagem tentou entrar em contato com o tenente coronel Lima, mas ele não foi encontrado. O celular do capitão Oliveira está desligado. A PM não divulgou o nome das policias autoras da denúncia.
(Jornal de Maringá)

Nenhum comentário: