terça-feira, 3 de março de 2009

Guarda Municipal de Maringá será a segunda do estado a usar armas que dão choque

A Guarda Municipal de Maringá será a segunda do estado a utilizar armas elétricas durante patrulhamento. Na tarde desta segunda-feira (2), a empresa gaúcha que vende o produto no Brasil esteve na cidade, onde realizou uma apresentação do funcionamento do equipamento às autoridades de segurança. O investimento na compra de 30 unidades será de aproximadamente R$ 180 mil. O efetivo da Guarda Municipal de Maringá é de 295 policiais, mas apenas 27 deles são patrulheiros, que utilizarão o equipamento. Até agora, somente São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, utilizava o equipamento.
As armas Taser são um dispositivo de segurança não-letal que imobiliza os suspeitos abordados pela polícia, sem que seja necessário o uso de armas de fogo. Ela funciona com uma descarga elétrica que facilita a abordagem ou colocação de algemas.
A ideia é comprar esse primeiro lote com recursos da prefeitura, explicou Paulo Montovani, chefe de Guarda Municipal de Maringá. A empresa que importa as armas dos Estados Unidos também oferece um curso de 10 horas para os agentes que vão utilizá-la, e o preço do treinamento já está incluído no valor de US$ 1,6 mil por unidade. Outras despesas serão com taxas de importação e frete.
(Jornal de Maringá)

Nenhum comentário: