segunda-feira, 23 de março de 2009

Por prorrogação de dívidas agricultores locais farão mobilização em abril

Com o propósito de sensibilizar o Governo na prorrogação de dívidas agrícolas, os agricultores de Cianorte começam a preparar uma grande mobilização no dia 17 de abril. A data foi definida em reunião ocorrida na quinta-feira da semana passada pela comissão encarregada de organizar o movimento.
De acordo com Alex Gavioli, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no encontro de quinta-feira ficou acordado que a entidade sindical dos trabalhadores manterá contato com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAPE) objetivando trazer caravanas de municípios da região, o mesmo fará o Sindicato Patronal Rural só que por meio da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). A Cocamar ficará encarregada de contatar a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O secretário municipal da Agricultura, Waldiley José Domingos ficou com a responsabilidade de articular, junto com o prefeito Edno Guimarães, a vinda de deputados estaduais e federais, além de senadores para a mobilização do dia 17 de abril.
Uma reunião está marcada para a próxima quarta-feira, a partir das 20 horas, na Câmara de Vereadores. Na ocasião os membros da comissão de trabalho deverão expor os resultados dos contatos mantidos desde a última quinta-feira e definir novas medidas para o movimento dos agricultores.
Prorrogação
O grande argumento dos produtores rurais é que com a quebra da safra eles não terão condições de efetuar o pagamento das dívidas contraídas em banco e já prorrogadas. Eles querem que essas dívidas sejam prorrogadas por mais dois anos e que o parcelamento seja pago com base no juro do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar). Esse juro é cerca de 2% ao ano, bem inferior ao que os bancos cobram normalmente. O movimento nasceu em Cianorte e já se estende por diversas regiões do Estado. O próprio Governo paranaense já demonstra com a situação crítica vivida pelos produtores rurais do Paraná.

Nenhum comentário: