terça-feira, 3 de março de 2009

Pronasci põe xerife de novo nas ruas de Foz

Foz do Iguaçu vai ressuscitar um projeto que prevê a presença de “xerifes” em bairros e controlar horário de funcionamento de bares para conter a criminalidade. As ações serão viabilizadas a partir de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A iniciativa foi anunciada ontem pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.
Segundo Ghisi, o ministro da Justiça, Tarso Genro, está sendo aguardado ainda neste mês para assinar o convênio. A cidade, que neste ano já contabilizou 34 homicídios e está na lista das mais violentas do Brasil, reivindicava há tempos ser incluída no programa.
O projeto Xerife nos Bairros, um dos principais a serem viabilizados com recursos do programa, havia sido lançado em 2004, na primeira gestão de Ghisi, mas acabou não dando resultados esperados na época e foi desativado. Para o prefeito, o projeto tem tudo para funcionar nesta nova versão porque terá a retaguarda dos recursos do Pronasci. Com o Xerife nos Bairros em ação, a cidade terá um grupo de 12 guardas em cada região para cuidar da segurança, em parceria com a comunidade. “Eles não vão ser obrigados a usar uniforme nem a cumprir o horário. Eles têm como função reduzir os índices de criminalidade e para cada índice reduzido vão ter um adicional de salário significativo”, explica o prefeito. O efetivo já vem sendo treinado, mas ainda não há data definida para o projeto ser colocado em prática.
Outra medida prevista no plano é a restrição do horário de funcionamento dos bares, onde ocorre boa parte dos crimes. Segundo o prefeito, serão mapeados os bares com maior incidência de problemas e aplicadas medidas a serem cumpridas. Caso as regras não sejam obedecidas, o dono será advertido ou terá o estabelecimento fechado.
A prefeitura também pretende aproveitar alguns projetos do Pronasci para conceder bolsas de estudos para jovens, considerados os principais atores e vítimas da criminalidade em Foz. Outras iniciativas a serem viabilizadas com recursos do Pronasci, cujos valores ainda não estão determinados, são a aquisição de câmeras de segurança, viaturas e formação de grupo tático de apoio na Guarda Municipal.
O Pronasci, do governo federal, tem como eixo trabalhar com ações de segurança pública e políticas sociais. As cidades incluídas têm acesso a 94 projetos.
(Tudo Paraná)

Nenhum comentário: