segunda-feira, 9 de março de 2009

PSOL decide fazer campanha por voto nulo no terceiro turno em Londrina

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vai realizar uma campanha em favor do voto nulo no terceiro turno das eleições em Londrina. O partido decidiu não somente não manifestar apoio a nenhum dos candidatos – Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT) – como também a fazer campanha para que o eleitor não vote em nenhum deles. A decisão foi tomada em reunião da executiva municipal na última sexta-feira (6) a noite.
“Discutimos a posição do partido em relação ao chamado terceiro turno. A executiva deliberou pelo voto nulo. Vamos fazer campanha esclarecedora à população”, afirmou Vilson Machado, que foi candidato à prefeito na eleição municipal. Segundo ele, haverá panfletos e boca-a-boca para orientar os eleitores a anularem o voto.
Antonio Belinati (PP) venceu as eleições de outubro, mas teve o registro de candidatura cassado dois dias depois do pleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por causa disso, uma nova eleição em Londrina foi marcada para o dia 29 de março. Na última sexta-feira (6), o TSE publicou a decisão no Diário Oficial, permitindo que Belinati recorra no Supremo Tribunal Federal (STF).
Além da campanha, Machado pretende ingressar com um recurso pedindo a suspensão do processo eleitoral até que o STF julgue o recurso de Belinati. “A princípio vamos entrar na Justiça Eleitoral em Londrina, mas quem decidiu pela nova eleição foi o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná”, explica. O objetivo, conforme Machado, é evitar um custo social desnecessário. “A cidade corre o risco de eleger um dos dois candidatos e vir a perder o processo eleitoral”, ressalta.
(Jornal de Londrina)

Nenhum comentário: