terça-feira, 14 de abril de 2009

Investigação da PF aponta indícios de fraude contra o INSS em Paranavaí

A Polícia Federal (PF) do Paraná deu início, às 7 horas desta terça-feira (14), a uma operação contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estariam sendo cometidas no município de Paranavaí, na região Noroeste do estado. A Operação Reincidência, como foi batizada, cumpre um mandado de busca, que foi expedido pela Justiça Federal de Maringá, na mesma região.
Segundo o agente federal Marcos Koren, chefe de Comunicação Social da PF, a fraude consistiria na atribuição de tempo fictício de trabalho para a concessão de benefício previdenciário ilegal. “Trata-se de um crime comum no meio. Daí o nome da operação”, explica.
Ao todo, 12 homens estão na agência do INSS de Paranavaí e fazem o trabalho de varredura em documentos e computadores, em busca de provas para as suspeitas de fraude. Segundo Koren, a investigação que culminou na deflagração da operação indica a participação de um servidor do INSS, despachantes e membros da Sociedade Rural de Paranavaí no esquema.
A PF não tem prazo para encerrar o trabalho. “São dezenas de computadores para serem vasculhados. Pode ser que o serviço leve o dia todo”, diz Koren. “A partir das provas colhidas, a PF espera identificar os envolvidos e o montante em dinheiro repassado de forma ilegal”, finaliza o policial.
(Jornal de Maringá)

Nenhum comentário: