quinta-feira, 4 de junho de 2009

Motoristas saem dirigindo depois de entregar CNH ao Detran

Há uma semana a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) decidiu fechar o cerco contra os motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e que não entregaram o documento ao Departamento de Trânsito (Detran). Desde então, cresceu o número de devoluções. Mesmo assim, alguns motoristas insistem em descumprir a legislação e continuam dirigindo.
Flagrantes, feitos pelo telejornal ParanáTV, mostram motoristas deixando o prédio do Detran dirigindo, logo depois de entregarem as carteiras. O telejornal escolheu dez pessoas aleatoriamente e acompanhou o processo de devolução da CNH. Eles não foram identificados em razão da impossibilidade de ouvi-los depois do registro do flagrante.
As imagens mostram um jovem de jaqueta marrom entregando a carteira depois de descobrir que está com 40 pontos na carteira. Além de fazer o curso de reciclagem, ele teria de ficar dois meses sem dirigir. Mas não é isso que acontece. Assim que sai do prédio, acompanhado de uma moça, ele entrou no carro e foi embora dirigindo.
O senhor de casaco preto teria de ficar oito meses sem dirigir. Ele havia deixado o carro em um estacionamento bem em frente ao prédio do Detran. Na saída, o homem paga a tarifa do estacionamento e vai embora dirigindo. Um rapaz que já havia deixado a carteira no Detran, voltou para remarcar a data do curso de reciclagem. Mesmo assim saiu pilotando uma moto.
Um atendente pergunta a outro rapaz se ele sabe que ao entregar a carteira ficará proibido de dirigir. “Você têm um mês de suspensão, quero saber se posso contar isso a partir de hoje. Posso confirmar”, perguntou. Ele respondeu que sim. Mas parece que se esqueceu e saiu dirigindo.
A reportagem também encontrou exemplos de respeito à lei. O segurança foi embora de bicicleta e um senhor pegou o ônibus. Dos 10 motoristas acompanhados pelo telejornal, quatro saíram dirigindo e seis buscaram formas alternativas.
Segundo o Coronel Sérgio Bessler, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), é totalmente reprovável a atitude dos motoristas que saíram dirigindo. “Totalmente reprovada, assim como aqueles que dirigem sem habilitação ou embriagados”, disse. Ele lembra que se estes motoristas forem parados em uma fiscalização terão a carteira cassada, ficando dois anos sem poder dirigir.
(Tudo Paraná)

Nenhum comentário: