terça-feira, 28 de julho de 2009

Chuvas de julho já bateram média histórica na Capital e interior

Com quase uma semana de chuvas na Capital, o mês de julho já é um dos mais chuvosos dos últimos anos. Até ontem, o volume de chuvas registrado em Curitiba já estava acima da média histórica. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, foram 167,1 milímetros de água até o domingo. A média histórica é de 162,5 mm. A maioria das regiões do Paraná vai no mesmo sentido. Jaguariaíva, na Região Central, já registra 280 mm de chuvas, contra uma média histórica de 125 mm.
O excesso de chuvas já causa problemas nas cidades. Em Curitiba, uma galeria de águas pluviais no cruzamento da Rua Sérgio Venci — prolongamento da via do viaduto do Colorado — com a Rua Basílio Itiberê, sofreu um deslocamento por causa da erosão causada pela chuva incessante. O solo num trecho na calçada cedeu.
Neste ponto a Prefeitura vai ter que fazer obras emergenciais para a troca de toda a galeria. O trecho está interditado na calçada desde a sexta-feira passada. As obras devem começar assim que a chuva der trégua. O ponto onde a calçada cedeu margeia o Rio Belém.
Mas se depender da previsão climática, a recuperação do local ainda demora. Chuvas estão previstas para, no mínimo, até esta sexta-feira. A circulação de ventos em parte da Região Sul impede que uma massa de ar mais fria avance para o Paraná, e mantém o clima chuvoso.
Os próximos dias não devem ser muito diferentes na Capital. Hoje, chove durante todo o dia, e as temperaturas devem oscilar entre 9 e 16 graus. Amanhã, o sol pode aparecer entre nuvens em parte do dia, mas a instabilidade predomina. Na quinta-feira a previsão ainda é de chuva. A partir da sexta-feira, o tempo dá uma firmada. O dia pode começar com serração, mas o sol aparece em boa parte do dia. Com relação às temperaturas, pouca alteração. Os termômetros devem variar entre mínima de 9ºC hoje e na quinta, e máxima de 20ºC na sexta.
Interior — Com o clima chuvoso em todo o Paraná, até ontem não havia previsão de geadas no Estado, apesar das temperaturas mais baixas em municípios do Centro-Sul. Palmas deve registrar mínima de 5ºC na quinta-feira, e Guarapuava mínima de 7ºC na quarta e quinta.
(Bem Paraná)

Nenhum comentário: