sexta-feira, 10 de julho de 2009

Família doa órgãos de mulher que morreu após cirurgia plástica

Uma mulher, de 31 anos, que morreu depois de ter complicações decorrentes de uma cirurgia plástica em Londrina teve os órgãos doados nesta quinta-feira (9). Ana Paula dos Santos passou por uma cirurgia de lipoaspiração e prótese de silicone no Hospital da Mulher na última sexta-feira (3), mas teve complicações durante o procedimento e foi encaminhada em estado grave à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei.
Após cinco dias internada em estado grave, a mulher teve confirmada morte encefálica na terça-feira (7) à noite e a família autorizou a doação dos órgãos no mesmo dia. De acordo com a assessoria de imprensa do Mater Dei, foram doados o coração, para uso das válvulas cardíacas, o fígado, rins e córneas. Uma equipe especializada de Curitiba veio até Londrina para auxiliar na retirada do fígado, já que a cidade não tem um hospital credenciado no Ministério da Saúde para esse tipo de procedimento.
De acordo com a irmã de Ana Paula, Luciani dos Santos, a complicação durante a cirurgia foi uma fatalidade. “Ela estava fazendo uma cirurgia de lipoaspiração e prótese de silicone e teve uma parada cardíaca. Infelizmente foi uma fatalidade”, afirmou. Segundo ela, todos os exames pré-operatórios indicavam normalidade com a paciente. “Ela fez todos os exames e deu tudo normal.”
Lucianii informou que a família não pretende tomar nenhuma medida jurídica contra o hospital que realizou a cirurgia ou contra o médico que conduziu o procedimento. A reportagem entrou em contato com o Hospital da Mulher, para saber que tipo de complicação ocorreu na cirurgia, mas a administradora do hospital, Edna Andrade, informou que não se pronunciaria sobre o assunto. “O hospital não tem nada a declarar”, disse a administradora hospitalar. Ela também não informou o nome do médico que realizou a cirurgia.
(Jornal de Londrina)

Nenhum comentário: