sábado, 9 de agosto de 2008

Dos 333 candidatos “fichas-sujas” no Paraná nenhum é da região

O Ministério Público (MP) do Paraná divulgou, nesta sexta-feira (8), uma lista com o nome de 333 políticos paranaenses com ficha suja que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. Ao todo são 65 candidatos a prefeito, 19 concorrendo a vice-prefeito e 228 disputando uma vaga de vereador em 85 cidades do estado. O MP pediu na Justiça Eleitoral a impugnação das candidaturas destes políticos. Na quarta-feira (6), porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou as candidaturas dos “fichas-sujas”.
Nove dos 11 ministros do STF votaram contra a ação protocolada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que pedia que os candidatos condenados em primeira instância fossem impedidos pela Justiça de disputar as eleições. A decisão do STF manteve a validade da Lei de Inelegibilidade, seguindo a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que apenas candidatos condenados em última instância poderão ser impedidos de disputar as eleições.
Dos “fichas-sujas” no estado, 107 tiveram o pedido de impugnação da candidatura feito pelo MP por responderem ações criminais ou de improbidade administrativa na Justiça. Estes candidatos ainda não tiveram condenação definitiva e, seguindo a decisão do STF, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve liberar as candidaturas.
Fonte:Gazeta do Povo

Nenhum comentário: