sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cianortenses se tornam referência no combate à dengue no Brasil

Após mais de seis anos de pesquisa dois cianortenses vão consolidando seus nomes como referência no combate sistemático do mosquito transmissor da dengue. João Edson Donatti inicialmente teve a idéia de criar um aparelho rústico para reter as larvas do mosquito. Um amigo seu, Ademir Bertoncia, gostou e decidiu investir financeiramente na idéia. “Resolvi continuar a pesquisa com o objetivo de saber mais sobre os hábitos do mosquito”, conta Edson, acrescentando: “a idéia era criar uma armadilha para prender o mosquito”. Resultado – nascia ali o que hoje já é conhecido no mercado como Adultrap. Uma junção dos nomes Adulto e Trap, que em inglês significa armadilha. Na tradução livre “adulto preso”.
Pelo menos três publicações científicas de instituições respeitáveis, reconhecem a eficácia do Adultrap na sua finalidade de “prender” as fêmeas grávidas do mosquito transmissor da dengue. A Revista Brasileira de Entomologia, da Sociedade Brasileira de Entomologia, a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e a Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (Epidemiologia e Serviços de Saúde), editada pelo Ministério da Saúde.
Os autores dos trabalhos científicos, antes de recomendar a eficácia do Adultrap, realizaram exaustivas pesquisas de laboratório e de campo, testando a armadilha por todos os meios possíveis. Tais pesquisas foram feitas em Foz do Iguaçu, em Olaria, no Rio de Janeiro e em Teresina, capital do Piauí.
Quando surgiu a idéia do projeto dengue, João Edson Donatti trabalhava em outra invenção. Ele pretendia criar um assento hidrogênico sanitário para atender crianças e idosos com dificuldades para fazer o asseio depois de suas necessidades. “Mas acabei desistindo porque soube que no Japão havia uma invenção parecida”, revela. A partir daí todas as suas atenções se voltaram mesmo para a formatação da armadilha contra o mosquito da dengue.
Leia o texto comleto na edição deste domingo da Folha de Cianorte

Nenhum comentário: