segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PT decide pela neutralidade em nova eleição de Londrina

Em assembléia realizada no sábado (14), o Partido dos Trabalhadores (PT) de Londrina decidiu que não irá apoiar nem Luiz Carlos Hauly (PSDB) nem Barbosa Neto (PDT) no novo segundo turno que será realizado no dia 29 de março.
A decisão vem na contramão da postura adotada por uma das principais lideranças do partido, o ministro de Planejamento Paulo Bernardo. Na semana passada, em entrevista ao JL, ele declarou apoio a Barbosa alegando que o PDT é partido da base de apoio do governo Lula.
De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PT, Sidnei Santos da Silva, não há o interesse de apoiar nenhum dos dois candidatos, pois os projetos de governo deles não vão de encontro com o do PT. Para Silva, apoiar Barbosa Neto é difícil devido à ligação que o candidato tem com deputado estadual e ex-prefeito Antonio Belinati (PP), que venceu as eleições de outubro e teve o registro cassado dois dias depois pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No segundo turno, o pedetista declarou apoio a Belinati. “Nacionalmente o PDT está junto com o PT, mas aqui o primeiro partido ao qual o Barbosa se aproximou foi o PP, do Belinati. Só não há junção dos dois porque o Belinati ainda espera uma nova decisão judicial”, disse.
Sobre o apoio do ministro a Barbosa – que condicionou à decisão do PT municipal -, Silva disse que os filiados estão livres para apoiarem um ou outro candidato. “O partido não irá apoiar ninguém, até porque os dois candidatos nunca reconheceram o nosso trabalho na Prefeitura de Londrina. Mas se um filiado quiser, não haverá problema. É o desejo individual de cada um”, afirmou.
Novas eleições
Antonio Belinati (PP) venceu as eleições para prefeito, em outubro do ano passado, batendo no segundo turno Luiz Carlos Hauly. Mas teve o registro da candidatura cassado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) dois dias após a votação. Barbosa Neto ficou na terceira colocação e herdou a vaga no novo segundo turno, contra Hauly.
Até a realização da nova eleição, a cidade é administrada interinamente por José Roque Neto , que foi eleito presidente da Câmara.
(Jornal de Londrina)

Nenhum comentário: