Tempo quente, seco e abafado, com baixa umidade relativa do ar. Essa é a combinação perfeita para que se multipliquem pela cidade pequenos incêndios ambientais. Só na última quarta-feira (4), o Corpo de Bombeiros de Londrina registrou cinco ocorrências entre as 13 e 18 horas. Nesta quinta-feira (5), até as 16 horas, também já haviam sido registrados cinco incêndios ambientais. Segundo os Bombeiros, a média de ocorrências em dias com baixa umidade é de sete a dez.
Reportagem do JL desta quinta-feira mostrou que a umidade relativa do ar chegou a níveis baixíssimos em Londrina nos dois últimos dias, oscilando entre 28% e 34% - o confortável seria entre 50% e 80%. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) também registrou altas temperaturas. A máxima na quarta-feira foi de 34ºC, mas termômetros de rua chegaram a mostrar 40ºC ao longo do dia. No calçadão, um deles apontou 42ºC por volta das 14 horas. Nesta quinta-feira, a máxima também chegou aos 34ºC.
As altas temperaturas contribuem para que pequenos objetos se tornem grandes vilões e provoquem incêndios ambientais. O sargentoVilmar Alexandre, do Corpo de Bombeiros, explica que cacos de vidro jogados em terrenos baldios podem refletir a luz solar e causar o fogo, assim como bitucas de cigarro. “É preciso evitar qualquer tipo de faísca, principalmente em dias de muito calor e tempo seco”, observa.
O sargento aponta ainda que muitos proprietários de terreno ateiam fogo no mato depois de roçar a área. “Não se deve jogar fogo. Isso é crime ambiental”, alerta. Deixar o terreno sempre limpo e retirar qualquer tipo de material inflamável são atitudes que evitam os incêndios. “Tudo o que pode pegar fogo, como papel, madeira, plástico deve ser tirado. E é necessário jogar o lixo em local adequado”, ressalta.
Um incêndio ambiental provocado no perímetro urbano por pequenos descuidos pode levar, inclusive, à morte. “Se o terreno pega fogo e tem uma casa de madeira, por exemplo, com alguém dentro, a pessoa pode até morrer”, diz. O sargento alerta também que a fumaça do incêndio numa rodovia pode provocar acidentes por causa da falta de visibilidade.
(Fonte: Jornal de Londrina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário