segunda-feira, 2 de março de 2009

PR Esporte garante Umuarama como sede dos Jojup’s

A prefeitura de Umuarama está se adequando para as disputas da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. Antecipando a primavera, a cidade estará muito mais colorida, vibrante e alegre porque mesmo verbalmente, a Paraná Esportes confirmou a cidade como sede oficial da competição que reunirá mais de seis mil pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes de 18 modalidades que são disputadas durante 10 dias. Trata-se de uma das maiores competições esportivas do país.
A cidade sede obriga-se a oferecer toda a infra-estrutura necessária para um evento desta envergadura, que mobiliza o esporte no Estado. Preocupado em dar todas as condições para que os Jojups transcorram da melhor maneira possível, o prefeito Moacir Silva reuniu-se na semana com os secretários de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima, da Fazenda e Administração, Armando Cordts Filho, e o chefe de Gabinete, Milton Queiroz. O grupo vistoriou as principais praças esportivas locais, enquanto o secretário de Esportes apresentava as deficiências e indicava o que precisa ser feito no que diz respeito às exigências da Paraná Esportes.
“Nós elegemos o esporte como uma das nossas prioridades”, diz o prefeito Moacir Silva. Ele acrescenta que a realização dos Jogos da Juventude em Umuarama dará “uma imensa contribuição para atrair o público que visamos (crianças, adolescentes e jovens) para os nossos projetos de enfrentamento com o tráfico”.
O primeiro e primordial passo para a execução de uma política forte e responsável no setor esportivo foi dado quando a Câmara de Vereadores aprovou a alteração na estrutura administrativa, permitindo a criação de cargos para a contratação de técnicos para diferentes modalidades esportivas. “Vamos contar com técnicos de 11 modalidades e também de lazer”, informa Gentil Soares de Lima. Esses profissionais estarão trabalhando com basquetebol, futsal, futebol, handebol, vôlei (de quadra e de praia), natação, judô, karatê, tae-kwon-do, xadrez e ginástica rítmica, tanto no masculino como no feminino.
Um dos trabalhos desses técnicos é o de preparar as equipes que irão representar Umuarama nas competições do calendário oficial do Estado, a começar pelos Jojups que a cidade irá sediar. Os treinamentos estarão concentrados nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa e Mário Oncken, nos campos do Lúcio Pipino e Centro Poliesportivo, nas piscinas da academia Tutubarão, Clube Português e Unipar, na Praça Santos Dumont e outros pontos.
“Dentro da política esportiva estabelecida pelo prefeito Moacir Silva, vamos procurar atrair os atletas para essa fase inicial dos treinamentos. Serão centenas de adolescentes e jovens que estarão envolvidos no nosso projeto”, garante o secretário.
Obras no complexo poliesportivo e Lúcio Pipino
A prefeitura garantiu que irá realizar oubras obras de adequação nas praças esportivas da cidade. O campo do complexo poliesportivo receberá banco de reservas, separação para torcidas, túnel para entrada de jogadores e uma limpeza geral, o que garantirá o espaço em condições para receber jogos oficiais. Atualmente, o local está com aspecto de abandono. Do lado externo, uma das quadras será recuperada. A má conservação da imensa praça esportiva tem sido um dos grandes problemas para as administrações do município. A obra de R$ 2,5 mi jamais cumpriu sua função social.
O Estádio Lúcio Pipino é outro que receberá obras. Será construído um campo interno para treinamentos. Os postes já foram adquiridos e agora aguardarm pelo cronograma de obras da prefeitura.
(Umuarama Ilustrado)

Nenhum comentário: